Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

São Tomé. História.

SÃO TOMÉ

Etimologia.

"São": Origina-se do latim “sanctus”, designando homem canonizado, sagrado, inviolável, virtuoso, digno de veneração e que vive conforme os preceitos da lei divina, segundo a tradição judaico-cristã. (GGS - ABHF).

"Tomé": Nome pessoal masculino. Vem do aramaico “Toma”, pelo latim bíblico “Thomas’’ e “Tomé’’...gêmeo. São Tomás, mais conhecido por São Tomé, foi um dos doze apóstolos de Cristo. É famosa a expressão “Ver para crer como S. Tomé’’. (AB, AN).

Origem Histórica.

A Companhia de Terras Norte do Paraná, fundada por ingleses e posteriormente dirigida por brasileiros, foi responsável pela fundação do atual município de São Tomé.

O território do patrimônio de São Tomé, ao tempo de sua colonização, pertencia ao município de Cianorte, tornando-se rapidamente um núcleo promissor e rico, onde, em terras fertilíssimas, as perobas, cedros, marfins e caviúnas cederam espaços a imensos cafezais.

A denominação do município foi dada pela Companhia de Terras, mais precisamente pelo departamento de topografia. O nome da localidade é referência histórica ao Caminho de São Tomé, antigo Caminho de Peabiru, via pré-colombiana que ia do litoral paulista até a cidade paraguaia de Assunción, passando pela região do atual município de São Tomé e largamente utilizada pelos povos indígenas da época do “descobrimento do Brasil”.

Na São Tomé moderna, cidade com planejamento urbanístico e rural previamente traçado, foram pioneiras as seguintes pessoas: João Batista Belinezzo, Benedito Paia, José Peres Canhadas, e mais as famílias Garcia, Moros, Aricini e Bortolocci. Sem passar pelo estágio de distrito, foi criado o município em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual n.º 4.245.

O primeiro prefeito municipal foi o sr. Luíz Fernando Nicolau.

Fonte: http://www.itcg.pr.gov.br/arquivos/File/Produtos_DGEO/Divisas_Municipais/Origens_Significados_nomes_municipios_pr.pdf

Facebook Twitter Instagram Youtube Pinterest

Gostou do novo portal?